A Polícia Federal acaba de confirmar o fechamento de outra fábrica de defensivos agrícolas adulterados em Mato Grosso. Estava funcionando na zona rural da cidade de Poxoréu, próximo a Rondonópolis. Com mandado de busca e apreensão judicial, os policiais seguiram, pela manhã, a uma fazenda de aproximadamente 450 hectares na estrada Poxoréu-Dom Aquino. Encontraram uma caixa d”água, com capacidade de mil litros, “repleta de material líquido viscoso, elementos químicos em pó que funcionaria como espessante para simular a consistência do produto original, centenas de galões para acondicionamento do produto, além de diversos invólucros, etiquetas e selos falsificados, além de diversos galões com o produto pronto. Também foram apreendidos a máquina de prensa e um motor para misturar o líquido”.
Todo o material apreendido encontra-se na sede da Delegacia de Polícia Federal em Rondonópolis, onde será realizada perícia para constatação de toxicidade da mistura, bem como a análise para verificar se há algum químico proscrito em território nacional, informa a assessoria da PF. Além da apreensão, o proprietário da fazenda foi encontrado na cidade e encaminhado à delegacia para prestar esclarecimentos.
Há poucas semanas, os policiais fizeram outra ação de combate ao contrabando e falsificação de agrotóxicos na região Sul do Estado, fazendo outra apreensão de produtos que seriam usados em lavouras.