PUBLICIDADE

PF faz operação para prender servidores do Incra e Receita Federal em MT

PUBLICIDADE

A Polícia Federal em Mato Grosso desencadeou, hoje, a Operação Dupla Face, que visa combater a corrupção de servidores públicos do INCRA e da Receita Federal .
A ação é em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná e São Paulo.
O objetivo é cumprir 98 mandados judiciais expedidos pelo juízo da 2ª Vara Federal em Cuiabá, requeridos pela Polícia Federal, sendo 34 mandados de prisão temporária e 65 mandados de busca e apreensão. As prisões são dirigidas a 17 servidores públicos e 16 despachantes ( responsáveis por intermediar pagamento de propina a servidores).

As investigações, que ocorrem desde 2006, identificaram a existência de duas organizações criminosas distintas: uma que agia no INCRA e outra que atuava na Receita Federal sendo que algumas pessoas estavam ligadas a ambas.
A que agia no Instituto de Colonização e Reforma Agrária atuava em torno, principalmente, dos Processos de Certificação de Imóveis Rurais em trâmite naquele órgão. A quadrilha cooptava proprietários interessados em obter a Certificação de suas propriedades rurais ou qualquer outra vantagem junto ao INCRA, intermediando o pagamento de propina a servidores corruptos do órgão que também integravam a organização criminosa.

Já os investigados que atuavam junto à Receita Federal praticavam diversos crimes em prejuízo do erário público em troca de recebimento de suborno, tais como fornecimento de dados sigilosos a que têm acesso em razão das funções que ocupam, cancelamento de créditos tributários, fraude e agilização de processos de restituição de imposto de renda, regularização de CPFs.

Durante todo o dia os presos serão interrogados na sede da Superintendência de Polícia Federal em Mato Grosso e os documentos apreendidos serão analisados pela equipe de investigação.

O nome da Operação Dupla Face deve-se ao fato de grande parte dos integrantes da quadrilha ser de servidores públicos, os quais aparentavam, perante a sociedade, possuir uma conduta ilibada, entretanto, se locupletavam ilicitamente através de habitual recebimento de propina, possuindo dessa forma duas caras (Dupla Face).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Polícia prende em Lucas irmãos que furtaram cofre de supermercado em Sorriso

Policiais da Delegacia de Sorriso prenderam em flagrante, nesta...

Policiais apreende mais de 240 tabletes de pasta base e cocaína em Mato Grosso

Ação integrada da Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal...

Polícia prende latrocida de Goias em Mato Grosso

A Gerência Estadual de Polinter e Capturas da Polícia...
PUBLICIDADE