Policias federais estão cumprindo, neste momento, mandados de prisões em Itaúba (90 km de Sinop), Alta Floresta, Nova Santa Helena, Colíder Nova Canaã do Norte para prender envolvidos com o tráfico internacional de drogas. Não foi confirmado quantas ordens de prisões acabaram sendo expedidas pela justiça, nem se todos os procurados foram presos. A organização criminosa tem base em Umuarama (PR) – onde estão centralizadas as investigações da PF. O bando adquiria cocaína no Peru e Bolívia, enviava para o Brasil e, posteriormente, para Europa.
No Paraná foram apreendidos um helicóptero, dois aviões, lanchas e R$ 100 mil em uma mansão. Os federais descobriram que gado e fazendas também foram comprados com dinheiro do tráfico.
Mais de 180 policiais federais e 10 auditores da Receita Federal cumpriram 13 mandados de prisões, 16 de condução coercitiva e 39 de buscas e apreensões. Também foram bloqueados bens avaliados em R$ 60 milhões, entre fazendas, casas e até prédios comerciais. Estão sendo procurados envolvidos com o tráfico em Londrina (PR), Umuarama (PR), Altônia (PR), Cruzeiro do Oeste (PR), Maria Helena (PR), Amambaí (MS), Porto Murtinho (MS), Aral Moreira (MS), São Paulo, Ariquemes (RO) e Rio Acima (MG).
As investigações começaram em fevereiro deste ano quando uma pecuarista de Umuarama, no noroeste do Paraná, foi identificada ao receber um grande carregamento de cocaína. A droga chegava camuflada em cargas de madeira de casas pré-fabricadas. Entre os crimes cometidos pela quadrilha estão narcotráfico e lavagem de dinheiro. A Operação foi batizada de "Denarius", que significa dinheiro, em latim.
A informação é da assessoria da PF.
(Atualizada às 14:13hs)