A Polícia Federal deflagrou, esta manhã, a operação “Cardume” para cumprimento de 15 mandados de prisões preventivas, 13 temporárias, 22 conduções coercitivas e 51 buscas e apreensões. As ordem judiciais estão sendo cumpridas em 19 cidades do Ceará, foco da operação, e mais sete Estados: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul.
Só Notícias tentou contato com a Superintendência da PF em Mato Grosso para saber quantos mandados estão sendo cumpridos no Estado e em quais cidades. Porém, ninguém atendeu o telefone.
De acordo a assessoria da PF do Ceará, a ação visa desarticular uma complexa organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas. Ela teria conexão Bolívia/Ceará e Rio Grande do Norte/Europa.
No curso das investigações foi apreendida mais de uma tonelada de cocaína, desbaratados três laboratórios de refino de cocaína, sendo um deles em Portugal, com o auxílio da Divisão de Estupefacientes de Lisboa.
As investigações também permitiram identificar esquema de compra/venda de alvarás judiciais em plantões do poder judiciário cearense, mediante o envolvimento de advogados e desembargadores.