A operação “Conexão Descoberto”, da Polícia Federal, foi deflagrada, esta manhã, para cumprimento de 22 mandados judiciais em Mato Grosso e no Distrito Federal. Especificamente são 11 mandados de prisão preventiva, dez de busca e apreensão e um de condução coercitiva contra integrantes de uma organização criminosa especializada no tráfico de drogas. A assessoria da PF do Distrito Federal não apontou as cidades onde os mandados estão sendo cumpridos.
A justiça determinou também o sequestro de bens móveis, imóveis e o bloqueio de contas. O objetivo das medidas é descapitalizar a quadrilha, impedindo, assim, novas aquisições de drogas e de bens com recursos financeiros oriundos do tráfico.
As ações policiais vem sendo desenvolvida há cerca de cinco meses e resultaram na apreensão de aproximadamente 150 quilos de cocaína, além da apreensão de vários veículos, armas e munições. A quadrilha costumava transportar a droga por via terrestre para o Distrito Federal, Goiás, Bahia e Piauí em fundos falsos de caminhonetes.
Ao longo de 2014, a Polícia Federal no Distrito Federal, apreendeu mais de 700 quilos de drogas, aproximadamente 500 kg só de cocaína. Em ações conjuntas realizadas em outras unidades, foram apreendidas outras 14 toneladas de drogas, o que fez com que 2014 tenha sido considerando um ano recorde de apreensões.
Também foi grande a apreensão de armas de fogo e de munições. Foram apreendidas mais de 50 armas de fogo ao longo de 2014. Os dados obtidos ao longo das investigações reforçam a ideia de que o DF é um mercado de interesse para o tráfico, uma vez que a região possui consumidores com alto poder aquisitivo.