PUBLICIDADE

PF faz operação Barões do Filão, cumpre mandados em Sinop e mais 3 Estados e bloqueia R$ 74 milhões

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A Polícia Federal deflagrou, hoje, a Operação Barões do Filão, com o objetivo de desarticular organização criminosa voltada ao garimpo ilegal e crimes correlatos, como lavagem de dinheiro e exploração de trabalhadores em condição análoga à escravidão. São cumpridos quatro mandados de prisão preventiva e 12 de busca e apreensão em residências dos investigados, em Sinop, Itaituba e Novo Progresso no Pará, Porto Velho (RO) e Regeneração (PI).

Também foi decretado o sequestro de bens e o bloqueio de ativos até o montante de R$ 74,1 milhões, correspondente ao dano ambiental identificado.

Segundo a PF, a investigação iniciou após levantamento de informações em campo, durante fiscalização no local denominado “Filão dos Abacaxis”, no interior do Amazonas, onde aproximadamente 50 trabalhadores foram resgatados em condição análoga à escravidão. Trata-se de uma das áreas de garimpo consideradas as mais rentáveis da América Latina.

Conforme as apurações, o garimpo possuía um proprietário que administrava a região e arrendava “poços” de mineração a terceiros. Cada arrendatário arregimentava trabalhadores para a extração ilegal, utilizando cianeto e causando graves danos ambientais.

A operação é um desdobramento da Operação Mineração Obscura deflagrada em abril do ano passado.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE