A Polícia Federal, a Funai, a Força Nacional, Bope e Gefron, deflagraram esta semana a Operação Rondon – VII Fase para combater crimes de desmatamento ilegal, garimpo ilegal, comércio ilegal de ouro, organização criminosa e porte de arma de fogo ocorridos na Terra Indígena Sararé, próximo a Conquista d’Oeste e Pontes e Lacerda (632 e 444 km de Cuiabá, respectivamente).
A operação de repressão a crimes ambientais e à ordem econômica praticados no interior da TI Sararé visa combater a extração ilegal de ouro e a desintrusão de áreas atingidas pelos garimpeiros, bem como inutilizar instrumentos e maquinários empregados na atividade de garimpagem ilegal.
Durante as ações, relativas à repressão à extração ilegal de minério, foram destruídas dezenas de acampamentos, maquinários, diversos motores estacionários e geradores de energia e combustível, além da destruição de túneis e minas usados pelos criminosos para mineração ilegal.
Caberá à Polícia Federal identificar os proprietários dos maquinários, rastrear a origem dos explosivos encontrados, a fim de esclarecer sua participação nos crimes reprimidos, e responsabilizá-los penal e administrativamente.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.


