A Polícia Federal cumpriu 12 mandados de prisão preventiva, um de condução coercitiva e sete de busca e apreensão, esta manhã, nas cidades de Cáceres e São Luís (MA). As ordens judiciais fazem parte da operação “Rota 65” que teve como objetivo desarticular uma associação criminosa especializada no tráfico transnacional de drogas. Cerca de 40 policiais federais participaram.
As investigações, iniciadas no ano passado, levaram à identificação desta associação especializada no tráfico de cocaína oriunda da Bolívia, tendo como destino traficantes atuantes no Maranhão. A droga ingressava no país por meio da província de San Matias, na Bolívia, passava por fornecedores brasileiros residentes no município de Cáceres e era transportada em compartimentos ocultos no interior de veículos até a capital maranhense.
Durante o processo investigativo, a PF apreendeu, no Maranhão, de cerca de cem quilos de cocaína, além da prisão em flagrante de cinco envolvidos. O núcleo maranhense tinha ligação com uma das principais facções criminosas atuante no Maranhão e dominava o tráfico de drogas nos bairros do Barreto e Ivar Saldanha, em São Luís.
A operação foi realizada pela PF do Maranhão. O nome atribuído à operação faz alusão ao DDD da cidade de Cáceres, por onde a droga, oriunda da Bolívia, ingressava em território nacional e seguia por rodovia até o Maranhão.