A Polícia Federal de Cáceres (217 km de Cuiabá) deflagrou hoje, em Anastácio e Corumbá, no Mato Grosso do Sul, a Operação Controle, com o objetivo de reprimir o tráfico transnacional de medicamentos controlados, comercializados sem o devido receituário médico. Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão expedidos pela 1ª Vara Federal de Cáceres.
As investigações preliminares iniciaram com a prisão de duas pessoas, em razão de terem sido flagradas transportando 60 caixas do medicamento Rohydorm (cada uma com 30 comprimidos, totalizando 1,8 mil unidades). A substância ativa é o Flunitrazepam, que consta no rol de produtos controlados da Anvisa. O medicamento induz o sono de forma rápida e intensa, tendo também efeito ansiolítico (redução da ansiedade), anticonvulsivante (combate às convulsões) e relaxante muscular.
Segundo a PF, a partir dos levantamentos realizados, foi constatada a existência de um grupo criminoso que comprava medicamentos controlados sem o receituário médico e revendia com intuito de lucro.
As investigações apontam a participação de servidores públicos dos órgãos fiscalizadores fronteiriços, que participariam de um esquema para ocultar as fiscalizações, recebendo vantagens indevidas. A Polícia Federal segue as investigações para apurar mais envolvidos no crime.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.