Em menos de dois meses, o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) localizou 16 carros e motocicletas por meio do patrulhamento aéreo. O resultado equivale a metade do número de automóveis localizados em todo o ano passado. Em 53 dias deste ano foram recuperados 11 carros, quatro motos e um jet-ski.
Uma destas ações ocorreu, esta tarde, quando a equipe do Ciopaer localizou uma moto em uma região de mata no bairro Serra Dourada, em Várzea Grande. O patrulhamento ostensivo aéreo foi retomado e intensificado a partir de agosto de 2015, em Cuiabá e Várzea Grande. Desde então, é realizado três vezes ao dia com o objetivo de inibir a prática de crimes, especialmente roubos.
"Na maioria dos casos os veículos que recuperamos são fruto de roubos ou furtos e estão escondidos em mata, camuflados ou embaixo de árvores. Assim que localizamos o veículo, fazemos contato com a equipe da PM em solo e depois com a delegacia de Polícia Civil para localizar o dono do carro", explicou o comandante do Ciopaer, tenente-coronel PM Henrique da Silva Santos.
O sobrevoo é realizado nas regiões com maiores índices de criminalidade, conforme indicações do setor de Inteligência da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).
O Ciopaer atua há nove anos em Mato Grosso. O grupamento é composto por 67 profissionais, entre policiais militares, bombeiros e policiais civis.