sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Operação na fronteira do Mato Grosso tenta coibir tráfico de drogas

PUBLICIDADE

O Grupo Especial de Segurança de Fronteira (GEFRON) desencadeou hoje, em conjunto com a Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, a primeira fase da 9ª Operação Seis Fronteiras. O trabalho vai até sábado e será realizado em toda a extensão da faixa da fronteira oeste mato-grossense, uma área de 980 Km, sendo 750 Km de limite seco e 230 Km de limite aquático.

Há sete anos a operação vem sendo realizada e, nesse período, policiais argentinos, bolivianos, chilenos, equatorianos, peruanos, venezuelanos e brasileiros desencadeiam ações simultâneas, nos seus respectivos territórios.

Segundo o major Airton de Siqueira, coordenador do GEFRON, a intervenção tem por objetivo a repressão e interceptação à tentativa de desvio de produtos químicos para a produção de drogas, e também a efetiva apreensão da substancia e seus derivados. “O Gefron mesmo já estando atuando conjuntamente com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (INDEA-MT), no controle da febre aftosa e combate a atividade ilícita na fronteira, atuará em apoio à operação por meio de patrulhamento fluvial e aéreo na região”, afirmou o coordenador.

Na área da fronteira oeste, explicou o major Siqueira, será reforçada a cobertura policial, além das áreas que já estão sendo bloqueadas a mais de 45 dias (com o incremento de policiais federais), e também nos espaços que atualmente apresentam maior vulnerabilidade. Cerca de 50 policiais estarão atuando na operação.

Durante a operação a Coordenadoria Integrada de Ações Aéreas (CIOPAer) dará cobertura as áreas mais isoladas, além de permitir ao GEFRON realizar um estudo de situação em toda a extensão fronteiriça. “Com o período de vazão das águas surgem novas entradas e rotas alternativas de passagem de veículos, produtos de ilícitos e entorpecentes. Com o estudo será possível fazermos uma nova redistribuição e modificação nos locais de bloqueio dificultando ainda mais a atuação criminosa na região, ampliando assim a efetividade das atuações do grupo”.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Polícia faz operação contra o comércio de drogas sintéticas em Mato Grosso

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de...

Ladrão invade empresa e furta produtos em Sinop

O proprietário de uma Hamburgueria, relatou aos investigadores de...

Foragido por homicídio é preso em Lucas do Rio Verde

Um homem considerado foragido da Justiça por crime de...
PUBLICIDADE