O 15º Comando Regional da Polícia Militar em Peixoto de Azevedo divulgou, ontem, balanço da fase repreensiva da operação Guardiões do Nortão em Ação, que iniciou em 10 de março. Os trabalhos contaram com apoio Agência Regional de Inteligência, Força Tática de Sinop e Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel.
Neste período, quatro homens e uma mulher foram presos por tráfico de drogas, e três adolescentes foram apreendidos pelo mesmo crime. Ainda houve prisão por porte ilegal de arma de fogo e outros dois integrantes de uma quadrilha que planejava furtar uma agência bancária em Matupá (dois morreram em confronto com a PM).
Os policiais também apreenderam aproximadamente três quilos de maconha, em ocorrências em Peixoto, Guarantã do Norte e Matupá. Foram apreendidos ainda dois revólveres, uma pistola e uma espingarda (no distrito de União do Norte, Guarantã e Matupá), bem como três balanças de precisão.
Assim que a ação foi deflagrada, a ARI analisou e sintetizou informações sobre o fluxo do tráfico de drogas na região. Em seguida, apresentou ao comandante regional e tenente-coronel da PM James Jacio Ferreira, os dados necessários para que fosse realizada a fase repreensiva da operação.
Em seguida, um policial foi designado para coordenar as ações repreensivas, centralizado assim as ações de inteligência policial militar e de todo o efetivo ostensivo para as incursões e prisões dos traficantes apontados pela ARI.
“Nosso principal objetivo é de preservar a ordem e manter o Nortão seguro e pacífico, por isso, a operação continua em andamento com ações preventivas de destacada ostensividade policial militar”, disse o comandante regional.
O 15º CR ainda engloba os municípios de Marcelândia, Terra Nova do Norte, Nova Guarita, Nova Santa Helena, Itaúba e Novo Mundo.