As ações integradas da operação Brasil Central Seguro resultaram na prisão de 282 pessoas, seja por mandado ou em flagrante, 56 adolescentes apreendidos e 33 quilos de drogas retirados de circulação. O fechamento da operação se deu, esta manhã.
O balanço final ainda contabilizou 51 veículos localizados e recuperados, 57 armas de fogo apreendidas, 77 Termos Circunstanciados lavrados, 219 mandados de busca e apreensão realizados em todo o Estado, além de 278 inspeções técnicas e orientações em estabelecimentos comerciais.
Para a ação foram empregados 2.477 profissionais da segurança pública, entre policiais militares, civis, bombeiros militares e da Politec, que atuaram nos 141 municípios de Mato Grosso de forma simultânea.
O secretário de Estado de Segurança Pública, Rogers Jarbas, parabenizou as instituições pela atuação integrada e ressaltou o empenho de todos. “Mais uma vez demonstramos que as nossas equipes são especiais. Que nossos profissionais são engajados e que somos capazes, juntos, de trazer mais sensação de segurança a nossa população”.
A operação foi deflagrada no início da manhã de sexta-feira (23.09). Todas as delegacias regionais e especializadas foram mobilizadas. As unidades especializadas da Polícia Militar e o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) também apoiaram o trabalho.
Entre as ações realizadas estavam blitzes, bloqueios, saturações, abordagens a pessoas e fiscalização de veículos e vistoria a estabelecimentos comerciais pelo Corpo de Bombeiros, com o apoio de órgãos de fiscalização municipais.