A “Operação Ostensividade II”, deflagrada pela Polícia Militar nos 141 municípios do Estado, prendeu 311 pessoas. A ação começou na quinta-feira e terminou ontem. Foram cumpridos dez mandados de prisão em aberto, 296 veículos foram apreendidos e 31 recuperados. Ao todo, 30 armas de fogo foram apreendidas, 1.702 infrações de trânsito aplicadas, 201 atendimentos do Corpo de Bombeiros em estabelecimentos comerciais e 10 kg de drogas apreendidas.
Nos dois dias de operação, 22.718 pessoas abordadas e 588 ocorrências atendidas. No total, 1.430 policiais atuaram na operação com 546 viaturas. Foram montadas barreiras, blitz, bloqueios, saturação (que consiste em mobilizar o máximo de policiais em uma determinada área).
O planejamento estratégico dessa operação, teve como base as informações de inteligência e as análises criminais desenvolvidas por cada um dos 15 comandos regionais sobre suas respectivas áreas de atuação.
De acordo com assessoria, só no primeiro semestre deste ano, mais de 1.270 armas de fogo (revólveres, pistolas, entre outras) que estavam nas mãos de bandidos e pessoas não autorizadas a portá-las foram retiradas de circulação. Esse número representa um aumento de 41% em relação ao mesmo período do ano passado.