PUBLICIDADE

Operação contra desmate ilegal é feita em Sinop, Sorriso e outras no Nortão; 3 detidos e tratores apreendidos

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (fotos: assessoria)

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema) e a Gerência de Operações Especiais (GOE), e a secretaria de Estado do Meio Ambiente, deflagraram a operação Amazônia 2022, com a finalidade de combater o desmatamento ilegal em cidades do Nortão. A ação começou dia 17 e se estendeu até hoje.

As equipes realizaram os trabalhos em Nova Ubiratã, Feliz Natal, Sorriso, Vera, Claudia, Sinop, Itauba, Santa Rita do Trivelato e Paranatinga, sendo oito pessoas autuadas por crime ambiental, além da apreensão de diversos maquinários (sete tratores, um caminhão, uma carreta, uma camionete e quatro motosserras).

Entre os crimes cometidos estão, desmatamento em área de especial preservação, abate de árvore protegida (castanheira), impedir a regeneração natural da vegetação nativa, descumprimento de embargo, e atividades potencialmente poluidoras sem autorização (criação de gado em área embargada, extração de madeira e limpeza de áreas).

Três pessoas foram detidas e dois tratores apreendidos, que estavam envolvidos no desmatamento ilegal em áreas de preservação permanente, áreas embargadas e exercendo atividades sem licenças do órgão ambiental responsável.

Mato Grosso, atualmente, conta sistemas capazes de identificar o local do desmatamento ilegal via satélite e por meio deste sistema, possibilitando o monitoramento e identificação do local do crime possibilitando ações efetivas de controle sob o dano ambiental ilegal.

A delegada titular da Dema, Liliane Murata, relatou que essas operações de apoio ao órgão parceiro fiscalizador são constantes e a delegacia vem constantemente auxiliando-os dentro de sua competência  o combate ao crime  e à degradação ambiental.

“As pessoas tentam por meio do desmatamento impedir a regeneração natural do solo, utilizando-se de queimadas ilegal, desmatamento em área de especial preservação e atividade potencialmente poluidora sem autorização do órgão responsável, causando sérios danos a sociedade mato-grossense”, disse.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Homem investigado por violência doméstica é preso em Guarantã

A Polícia Civil, por meio de atuação integrada entre...

Sinop: Cavalaria prende suspeito, recupera veículo roubado e apreende porções de drogas

Policiais militares da Cavalaria recuperaram, esta tarde, um Fiat...

PM encaminha para Sinop 103 metros cúbicos de madeira que foram apreendidas em Feliz Natal

Policiais militares de Proteção Ambiental apreenderam mais de 103...
PUBLICIDADE