Uma operação conjunta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), por meio da Defesa Civil, Delegacia Especializada do Meio Ambiente e Polícia Rodoviária Federal apreendeu 13 mil litros de combustível ilegal, além de deter em flagrante, dois motoristas e o proprietário de uma borracharia. A operação teve iniciou na última quinta-feira (27) nas rodovias, BR-163 e BR-364, de Cuiabá a Alto Araguaia, e de Cuiabá a Sonora, na divisa do Estado com Mato Grosso do Sul e Goiás e estava prevista para terminar na sexta-feira mas só encerrou no sábado.
O coordenador de Atendimento a Acidentes Ambientais, João Carlos Rocha, disse que essa foi a primeira operação desse porte realizada no Estado este ano e que a intenção é dar continuidade a ações semelhantes, também em outras regiões.
O combustível apreendido fazia parte de um esquema de venda ilegal e estava sendo desviado dos tanques. No sábado foram detidos dois motoristas, o dono e o funcionário de uma borracharia localizada nas proximidades da Serra de São Vicente, a 30 quilômetros de Cuiabá, quando a força tarefa já retornava à capital. Também na borracharia foram apreendidos 9 mil litros de combustível ilegal. Em Rondonópolis a operação apreendeu cerca de quatro mil litros de gasolina.
O dono da borracharia localizada na Serra de São Vicente, Francisco Engel, foi preso. Ele vai responder por crime ambiental e fiscal, receptação e furto.