Em combate às ações ilegais dentro e no entorno do Parque Estadual do Araguaia, localizado no município de Novo Santo Antônio (929 quilômetros de Cuiabá), a equipe de fiscalização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) apreendeu cerca de 60 tartarugas-da-amazônia. Dois menores de idade foram encaminhados para o Conselho Tutelar do município.
Também foram apreendidos anzóis, uma canoa, um motor e 30 boias usadas para capturar tartaruga. Conforme a gerente do parque, Lucilene Pereira, as tartarugas foram encontradas dentro de sacos. Ela explica que, apesar de desidratadas e machucadas, foi possível a soltura delas na praia do Rio Araguaia para que retornassem ao habitat natural.
Os menores planejavam comercializar os animais por quilo ou inteiros na cidade de São Felix do Araguaia. “Essa prática ilegal é comum na região, mas intensificamos os trabalhos para coibir os criminosos”, declarou Lucilene, por meio da assessoria.
A ação foi realizada durante o final de semana com apoio da gerência da unidade de conservação, Polícia Militar, Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA) e da ONG Aliança da Terra.
A pesca predatória e outros crimes ambientais podem ser denunciadas por meio da ouvidoria setorial da Sema.