Onze delegados recém-formados pela Academia da Polícia Civil e designados para atuarem nas cidades que fazem parte da Regional de Sinop, que abrange 11 delegacias municipais, foram apresentados, esta tarde. Ugo Ângelo Reck vai comandar a delegacia em Cláudia e que atenderá União do Sul; Sylvio do Vale, vai para Colíder; Antônio Goes, atuará em Guarantã do Norte; Marcelo Carvalho, em Marcelândia; Adriano Marcos Alencar trabalhará em Terra Nova do Norte; Pablo Borges Rigo ficará em Itaúba; André Luís Barbosa será delegado em Porto dos Gaúchos; Walter de Melo, em Nova Ubiratã; Cláudio Alvares assume a delegacia em Vera, que também responderá por Feliz Natal; Claudemir Ribeiro, em Tabaporã e Edson Arthur Teixeira em Peixoto de Azevedo. Além dos novos delegados, houve a transferência de outros dois, para Sinop.
“A situação que a gente tinha era de um delegado responder por cinco delegacias ao mesmo tempo e que acabava não dando atenção para nenhuma. Estando, agora, um delegado em cada cidade, o andamento vai ser melhor, a população vai ser melhor atendida e os resultados serão mais eficazes”, disse a delegada regional, Maria Antonia Soares. Agora, serão 21 delegados lotados na regional de Sinop.
Em algumas cidades como Nova Ubiratã, Vera e Porto dos Gaúchos será a primeira vez que um delegado será lotado na própria delegacia. “Vamos atuar em conjunto com a comunidade, com a Polícia Militar e demais órgãos para melhor atender aos anseios da população em relação a segurança pública”, disse o delegado Walter de Melo, de Nova Ubiratã.
“Amanhã cedo já assumo a delegacia com o objetivo de começar do zero, analisando os procedimentos que estão parados, os inquéritos que precisam ser instaurados. A delegacia é nova e tem muito o que fazer”, concluiu. Quem respondia por Nova Ubiratã, até então, era o delegado de Sorriso, Thiago Garcia Damasceno.
Para Sinop, foram transferidos dois delegados. Carlos Eduardo Muniz, que atuava em Guarantã do Norte, e Sérgio Ribeiro Araújo, que estava em Colíder. Os delegados Joacir Batista dos Reis e Bráulio Junqueira continuam no município.
Para o delegado Sérgio Ribeiro, 35 anos, uma das missões será acabar com o tráfico de drogas em Sinop. “Estávamos debatendo sobre as possibilidades de atuação, aqui nessa nova delegacia, que é muito maior, é uma cidade com problemas maiores. Nós trabalhamos muito forte no combate ao tráfico de entorpecentes e entendemos que é uma das atividades que cria em seu redor, outras atividades, como furtos, roubos e demais crimes violentos, por conta do acerto de dívidas. E nós pretendemos fazer um trabalho muito forte nessa área para coibir aqui em Sinop, assim como coibimos em Colíder e Guarantã”, disse.
O delegado Carlos Eduardo, 33 anos, quer “trazer tranquilidade” aos moradores. “Vim aqui para somar. O que eu puder fazer, vou fazer, vou correr atrás e, sem dó de quem quer que seja. Vim me colocar à disposição do cidadão e fazer com que ele acredite e confie na polícia. Ficamos quatro anos em Guarantã e efetuamos a prisão de mais de 200 traficantes e é isso o que esperamos fazer aqui em Sinop, acabar com o que incomoda”, finalizou.
(Atualizada às 19:28h)