PUBLICIDADE

Oito pessoas são presas na 1º fase da operação “Fronteira Integrada” em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A secretaria estadual de segurança pública informou, há pouco, que oito pessoas foram presas e cinco mandados de busca e apreensão foram cumpridos durante a primeira fase da Operação Fronteira Integrada, deflagrada esta manhã, em Cáceres e outros municípios da região Oeste do Estado. O objetivo da operação é o combate aos crimes transfronteiriços e às facções criminosas. Das pessoas presas, duas são suspeitas de praticar crime de tortura e de serem ligadas a facções criminosas que atuavam na região.

De acordo com os delegados da Polícia Civil responsáveis pela operação, Alex Cuyabano e Juda Maali Pinheiro Marcondes, a investigação das pessoas ligadas ao grupo já estava ocorrendo, o que resultou no êxito da operação. Nós conseguimos detectar todos os integrantes desta facção, inclusive aqueles que atraíam as vítimas e fizeram com que elas ficassem em cárcere privado, além dos executores. E diante disso, nós representamos pela prisão preventiva e temporária, além de buscas e apreensões, onde conseguimos apreender provas, como celulares, dinheiro e objetos”, pontuou Juda.

A Polícia Militar também atuou com o efetivo do 6º Comando Regional e da Força Tática. De acordo com o comandante da região, coronel PM César Augusto de Camargo Roveri, a integração das instituições de segurança pública foi fundamental para o sucesso da operação. “Atuamos com a nossa tropa ordinária, Força Tática, Grupo de Apoio e neste trabalho de integração com a Polícia Civil, Gefron, Ciopaer e demais forças de segurança para que tivéssemos êxito nessa grande operação”.

As atividades preliminares da operação iniciaram ontem e seguem até domingo. De acordo com o secretário adjunto de Integração Operacional da Secretaria de Estado de Segurança Pública, coronel PM Victor Fortes, os primeiros resultados já começam a ser vistos. “Hoje nós vimos os primeiros resultados com um total de 13 mandados, entre prisão e busca e apreensão, além de várias ações ostensivas por parte das forças de segurança. A proposta da secretaria é levar mais segurança a região de fronteira e principalmente dar uma resposta imediata a qualquer ação de organização criminosa que possa causar transtornos à ordem pública”, disse Fortes.

De acordo com o relatório do Observatório de Segurança Pública da secretaria, a Região Integrada de Segurança Pública (RISP) 6, que reúne Cáceres e outros 11 municípios, teve uma apreensão total de drogas entre os meses de janeiro e setembro deste ano de mais de 1,6 tonelada, número 637% maior do que o mesmo período do ano passado, quando 222 quilos foram apreendidos.

A operação também conta com integrantes Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron), do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), do Corpo de Bombeiros, Perícia Oficial de Identificação Técnica (Politec) e do Sistema Penitenciário.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Polícia prende em Lucas irmãos que furtaram cofre de supermercado em Sorriso

Policiais da Delegacia de Sorriso prenderam em flagrante, nesta...

Policiais apreende mais de 240 tabletes de pasta base e cocaína em Mato Grosso

Ação integrada da Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal...

Polícia prende latrocida de Goias em Mato Grosso

A Gerência Estadual de Polinter e Capturas da Polícia...
PUBLICIDADE