O número de casos de estupros diminuiu no primeiro semestre, em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com levantamento da Delegacia Regional, obtido por Só Notícias, entre janeiro e junho do ano anterior, 28 mulheres sofreram abusos sexuais no município. Em 2015, foram 24 casos.
Em janeiro de 2015, foram contabilizados dois casos. Em fevereiro, a delegacia registrou mais 4 abusos. Em março, ocorreram outros 2 estupros. Em abril, 6 mulheres foram estupradas. Em maio, o número diminuiu para 3. Junho registrou a maior parte de ocorrências (29% do total), com 7 casos.
No levantamento não consta quantos agressores foram presos. Em junho, policiais militares da Ronda Ostensiva Tática Móvel (Rotam) retiraram de circulação um homem de 45 anos, acusado de estuprar ou tentar estuprar, pelo menos, três mulheres em Sinop. Ele foi pego após tentar agarrar uma jovem, 20 anos, e levá-la para um local escuro com a intenção de estuprá-la. O suspeito acabou preso e foi encaminhado à delegacia da Polícia Civil, onde algumas vítimas o reconheceram.
Em 2015, a Delegacia Regional registrou ainda, somente em Sinop, quatro casos de tentativa de estupro. No primeiro semestre do ano passado, houve uma tentativa.