Em oito meses, a polícia recuperou em Cuiabá 1.014 automóveis e motos encontrados. Os números representam mais de 115% de veículos devolvidos para as vítimas, comparando com o mesmo período de 2008, que teve 470 recuperados. Os dados são da Gerência de Informações e Estatísticas, da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso.
De janeiro a agosto de 2009, em Cuiabá e Várzea Grande, foram roubados e furtados 1.511 veículos, no ano passado foram 1.112 veículos. No município de Várzea Grande, os furtos tiveram uma redução de 30%, neste ano. As motocicletas com 780 ocorrências, estão no topo da lista dos veículos levados nas duas cidades e demandam um cuidado maior por parte dos proprietários. "São veículos pequenos de fácil desmonta cujas peças são baratas e acabam abastecendo o mercado clandestino de autopeças. A população que compra essas peças acabam fomentando os crime de roubo", pontuou o delegado, Clocy Hugueney Lopes de Oliveira, da Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos Automotivos (DERRFVA), de Cuiabá.
Geralmente os carros quando roubados tem os chassis adulterados para venda interna ou são levados para a fronteira, onde são usados como moeda de troca por drogas na Bolívia. As fraudes não seguem um padrão, muitas chegam a ser grosseiras, como nas motocicletas. Já nos caminhões as adulterações são mais bem feitas.
"Descobrir onde estão as etiquetas e identificar a numeração original é importante para chegar à vítima", disse o delegado Valter Furtado, da Delegacia de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos de Cuiabá.