Os 316 policiais civis (309 investigadores e 7 delegados), aprovados em concurso e que passarão a atuar em todas as regiões de Mato Grosso serão lotados a partir de quarta-feira. As vagas por regional já foram definidas. O critério levou em consideração a demanda de crimes e a deficiência de policiais para investigar as ocorrências. Os policiais concluíram este mês o curso de formação profissional para preenchimento de vagas nos cargos de delegado e investigador. A capacitação iniciou em junho deste e teve duração de cinco meses.
O diretor geral da Polícia Civil, José Lindomar Costa, lembrou que há mais de 10 anos não havia concurso público na instituição. Segundo ele, com o ingresso desta última turma, o efetivo da PJC passa a ser de mais de 2,6 mil agentes.
Os policiais foram nomeados em maio e serão distribuídos nas unidades da Polícia Civil no interior do Estado, de acordo com carência dos municípios na área de segurança. Em 2007, outros 361 (47 delegados, 126 escrivães e 188 investigadores) profissionais foram integrados ao quadro.