A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) forma hoje 361 policiais civis, sendo 47 delegados, 126 escrivães e 188 investigadores, que passarão a atuar em todas as regiões do Estado. Eles concluíram este mês o curso de formação profissional que teve inicio em abril.
O secretário Carlos Brito ressaltou a importância do aumento do efetivo e enfatizou que “Nós temos uma boa Polícia Civil em Mato Grosso. Temos estatísticas que apontam para uma porcentagem de resolução de inquéritos de cerca de 80%, quando a média nacional de resolutibilidade é de 25%. Os novos policiais estão chegando agora para somar e ajudar a construir uma polícia muito melhor em pouco tempo”, disse Brito.
O secretário ressaltou também a preocupação em investir em Segurança Pública, lembrando que há mais de 10 anos não havia concurso público na Polícia Judiciária Civil. Os novos delegados, escrivães e investigadores foram nomeados em fevereiro e, de acordo com diretor-geral da Polícia Civil, José Lindomar Costa, atenderão aos municípios mais atingidos pela violência e desprovidos do efetivo necessário.
Somente para Sinop foi confirmado o envio de 24 investigadores e dois novos delegados.