Vinte e três mandados de busca e apreensão e nove pessoas foram presas pela Polícia Judiciária Civil, na sexta-feira e sábado na Operação Gênesis II, desencadeada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) em parceria com 37 instituições municipais, estaduais e federais com o objetivo de combater o tráfico de drogas, descaminhos, crimes ambientais, evasão de divisas, roubos de carros e cargas na fronteira de Mato Grosso com a Bolívia.
No sábado, 18 mandados de busca e apreensão foram cumpridos pela Polícia Civil na região sudeste do Estado. Desses, oito foram no município de Rio Branco (356 km a Oeste de Cuiabá), onde Crevanilson Pedro Damasceno e Sônia Maria da Silva foram presos em flagrante pelo crime de posse irregular de arma de fogo, e um menor de seis anos encaminhado ao Conselho Tutelar da Comarca.
Ainda no município, os policiais apreenderam nove munições de calibre 32 intactas, três munições de calibre 28 intactas, uma munição calibre 38 intacta, duas espingardas, três coronhas de espingardas, três canos de arma de fogo, uma espingarda de fabricação artesanal e materiais para fabricação de munições como pólvoras, fita isolante, chumbinhos e ferro para recarga de munições.
Na cidade de Salto do Céu (371 km a Oeste da Capital) os policiais civis cumpriram mandado de busca e apreensão e prenderam em flagrante Rogério Kafler pelo crime de posse irregular de arma de fogo. Em sua residência os investigadores apreenderam 29 munições calibre 22 intactas, cinco munições calibre 44 intactas, 28 estojos de calibre 38 deflagrados, um estojo de calibre 44 deflagrado e uma espingarda Winchestes calibre 22.
Em Lambari D"Oeste, nove mandados de busca e apreensão resultou na prisão em flagrante de Sidney Gomes dos Santos, Marlene Gomes dos Santos e Adão Antonio da Silva Carvalho pelo crime de tráfico de drogas. Foram apreendidas 22 trouxinhas de pasta base de cocaína, três pedras grandes cocaína, vários apetrechos para armazenamento de entorpecentes, R$ 232 em espécie, um aparelho celular, dois aparelhos de DVD, jóias, uma chapinha de cabelo e uma TV.
Na sexta-feira (29) cinco mandados de busca e apreensão domiciliar foram cumpridos no município de Glória D"Oeste (312 km a Oeste de Cuiabá). Três pessoas foram presas e uma motocicleta da marca Sundown de cor prata apreendida. Varonilton da Silva foi preso na região por um mandado de prisão civil expedido pela 1ª Vara Civil da Comarca de Betim do Estado de Minas Gerais. Marcos Jardim de Souza e Gilson Borges foram autuado em flagrante pelo crime de portar ou deter arma de fogo previsto no artigo 14 da Lei do Desarmamento (Lei 10.826/2006).