quinta-feira, 18/abril/2024
PUBLICIDADE

Nova operação desarticula quadrilha de desmanche de carros no Estado

PUBLICIDADE

Com a localização de três grandes galpões de peças e a prisão de duas pessoas, a Polícia Judiciária Civil acredita ter desarticulado uma quadrilha que atuava em Cuiabá, Rondonópolis e possivelmente em outras cidades do interior do estado, no desmanche de carros.

Com base em denúncias recebidas pelo Centro Integrado de Operação Especiais (Ciosp), através do número 197 e o trabalho integrado entre a Inteligência e das duas polícias, civil e militar, a operação localizou três galpões o primeiro na sexta-feira (27/07) no bairro Jardim Colorado, o segundo na General Melo, General Peças (na madrugada de sábado para domingo (28 e 29/07) e o último, na terça-feira (24/07), no Jardim Umuarama, região da Grande Morada da Serra, em Cuiabá. Nos três galpões a polícia localizou um número incontável de peças de carros, motores, câmbios, placas e outras, prontos para serem comercializados.

Até ontem (01/08) à tarde, a polícia já havia conseguido identificar 20 veículos roubados ou furtados nos últimos dias através de Boletins de Ocorrências (BO), cujas peças encontrava-se espalhadas entre os três galpões. Pelo menos oito vítimas já haviam reconhecido seus carros, entre as peças espalhadas no galpão do Jardim Umuarama.

A operação já vinha sendo articulada há pelo menos quatro meses pela equipe da Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos (DERRFVA) e contou com a participação de cerca de 15 policiais civis e três delegados. Segundo o delegado que coordena as investigações, Roberto Amorim Pereira, e os delegados Anderson da Cruz e Cleibe Aparecida de Paula, a quadrilha atuava em Cuiabá há pelo menos quatro meses.

O galpão localizado na última terça-feira (24.07) pela equipe da DERRFVA, segundo a polícia, pertence a família de uma ex-funcionária do setor de regravação autorizada do Detran (exonerada ontem), Aparecida Cerqueira, tia do ex-coordenador das Ciretrans no estado, Jéferson Cerqueira, preso em flagrante com um carro roubado já praticamente desmanchado no último final de semana, junto com sua esposa Anatiara Cerqueira, na loja de auto-peças, General Peças.

De acordo com a polícia, nem todas as peças poderão ser identificadas mas, vários Boletins de Ocorrência estão sendo checados para que os veículos roubados ou furtados ou suas peças possam ser localizados. O delegado Roberto Amorim Pereira disse que a quadrilha atuava de forma bastante organizada e alguns dos homens de linha de frente, que agiam diretamente no roubo e furto dos veículos, já estão identificados.

Segundo o delegado, depois de roubadas ou furtados, os veículos eram desmanchados e suas peças levadas em caminhões baús para o galpão do Jardim Umuarama. Um dos veículos localizados foi uma picape Bandeirantes furtada no mês de abril, de um lava-jato na avenida Lava-pés. As peças do veículo foram encontradas, mas faltavam ainda o motor e o chassis. Também foi localizada uma picape L 200, roubada no mês de julho na área central de Cuiabá.

O delegado Roberto Amorim Pereira explicou que as peças dos carros desmanchados eram vendidas ou serviam para montar outros carros. Na venda eram utilizadas notas fiscais provenientes da compra de peças em São Paulo. “Eles usam a mesma nota fiscal várias vezes para vender as peças dos carros roubados ou furtados”, explicou o delegado.

A delegada Cleibe de Paula disse que as investigações vão continuar inclusive em outras cidades do interior. “Muitas pessoas têm nos ligado nos últimos dias denunciando as atividades da quadrilha. O interesse da Polícia Civil é fazer um trabalho consistente para que possamos dar uma resposta imediata às vítimas e tirar de circulação essas pessoas”.

De acordo com a delegada, um dos acusados, detido na última sexta-feira para depoimento e depois liberado, é o empresário Antonio Mauro da Silva. Ele foi ouvido no Centro Integrado de Cidadania (Cisc do Planalto), por suspeita de receptação de uma picape Mitsubishi roubada na área central da cidade. Através do veículo, que possui rastreador foi possível localizar o galpão do Jardim Colorado.

O helicóptero da PM estava sobrevoando o local e detectou o sinal do rastreador. O galpão foi localizado por policiais do 10º BPM na sexta-feira e estava registrado no nome do empresário que no seu depoimento, disse à policia civil que o local seria usado para a instalação de uma oficina. O empresário é proprietário da Picape e Cia, localizada na avenida Miguel Sutil.Tanto Jéferson como sua mulher continuam detidos.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE