Nova Mutum deve ser contemplado com a construção de um Centro Integrado de Segurança e Cidadania – CISC. A parceria entre a prefeitura e a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública foi confirmada na última sexta-feira, ocasião em que o secretário Carlos Brito e representantes dos órgãos de segurança de Mato Grosso se reuniram com o prefeito Adriano Xavier Pivetta e lideranças locais.
Entre as definições do encontro está a construção do CISC. O mesmo ficará na esquina entre as avenidas Araras e Canários, no centro da cidade. No local estarão sediados os setores administrativos das polícias Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros e do Conselho Tutelar. O objetivo é concentrar o atendimento à comunidade neste local, facilitando também a integração de informações entre os órgãos de segurança.
O quartel da 5ª CIBM, que hoje funciona em um espaço alugado, também será transferido para estrutura anexa ao CISC. Para adequar a obra às necessidades locais, estima-se um investimento de aproximadamente R$ 1 milhão. Desse montante, o Estado deve repassar R$ 500 mil. Os detalhes da parceria deverão ser especificados em convênio que ainda será assinado.
A aquisição de novos armamentos para a Polícia Militar, e também de veículos para os órgãos de segurança, a necessidade de implementar a unidade técnica/científica da Polícia Civil, financiamento de casa própria para policiais e bombeiros, cadeia e nomeação de mais policiais para o município, também foram discutidos.
Participam do encontro o comandante geral da Polícia Militar, coronel Adaildon Evaristo de Moraes Costa, o diretor de interior da Polícia Judiciária Civil, delegado Wilson Leite, o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Sérgio Delamônica, a secretária adjunta de Gestão e Modernização, delegada Thais Camarinho, o capitão da Polícia Militar de Nova Mutum, Cláudio Fernando Carneiro Souza, o titular da Delegacia de Nova Mutum, delegado Delson Moura Lopes, o tenente do Corpo de Bombeiros de Nova Mutum, Flávio Gledson Vieira Bezerra, o promotor público de Nova Mutum, Rene do Ó Souza, o juiz de Nova Mutum, Gabriel da Silveira Mattos, o deputado estadual Otaviano Pivetta, integrantes do Conselho Municipal de Segurança Pública, vereadores e autoridades locais.