A delegacia da Polícia Civil registrou apenas cinco homicídios este ano, ou seja, uma queda de 44% em relação ao número do ano passado, quando nove pessoas foram assassinadas. Segundo informações da delegada Angelina Andrade, os crimes cometidos este ano foram em fevereiro (um), março (dois) e abril (dois). “Ficamos de agosto do ano passado a fevereiro deste ano sem nenhum registro de homicídio. Tivemos estes cinco casos a partir de fevereiro até o início de junho”.
Destes homicídios registrados neste primeiro semestre, segundo a delegada, todos já foram esclarecidos. “Em todos estes casos, conseguimos realizar a conclusão e definir as autorias. De todos os acusados, em apenas um o autor não foi preso, pois o mesmo foi morto”.
Em contrapartida, no primeiro semestre deste ano, Angelina afirmou que houve amento de 15% no registro de roubos e furtos na cidade. Em 2015 foram 216 casos. Já neste ano, ocorreram 249 registros destes tipos de crimes. “Este aumento ocorre em virtude da lotação da nossa cadeia, que abriga quase 160 detentos. Alguns são detidos e voltam às ruas aguardando para aguarda o julgamento. Com isso, voltam a cometer os crimes”.
Conforme Só Notícias já informou, a redução no número de homicídios também ocorreu em Sinop (29%), Sorriso (40%), Barra do Garças (42%), Rondonópolis (19%) e Vila Rica (85%). Os dados foram divulgados, na semana passada, pela Secretaria de Estado de Segurança Pública.
Para o secretário de Estado de Segurança Pública, Rogers Jarbas, o resultado é uma consequência de integração das forças, que têm atuado nos municípios do interior com ações conjuntas. “É uma queda verdadeiramente histórica, graças a um trabalho que está sendo muito bem executado”, disse, através da assessoria.