De setembro até esta semana, 40 pessoas residentes em Nova Mutum já procuraram a delegacia para denunciar que foram vítimas de golpes que estão se tornado cada vez mais comuns em todo Brasil. Trata-se do golpe via celular, onde incitadas pela possibilidade de serem contempladas com uma premiação, as vítimas acabam perdendo dinheiro, disponibilizando informações pessoais e alimentado o crime organizado.
A história é quase sempre a mesma. “Você foi premiado ou pré-selecionado em uma promoção, mas para continuar participando ou ter direito ao prêmio é necessário passar dados pessoais ou então comprar cartões de recarga para um número de celular específico”, explica a investigadora Lisandra Campos, da Polícia Civil. Na hora que recebem a ligação, as pessoas acabam não imaginando que se trata de um golpe.
De acordo com ela, as vítimas são das mais variadas classes sociais e, ao contrário do que era registrado há bem pouco tempo, quando os criminosos ligavam e fingiam um seqüestro, agora a abordagem está se dando via mensagem SMS, sempre envolvendo uma suposta premiação. “Interessante que os golpistas disponibilizam inclusive um número para que a pessoa retorne, onde a estória é confirmada”, falou.
“Nós orientamos todas as vítimas a registrarem a ocorrência. Assim temos acesso aos números que são utilizados pelos golpistas e suas táticas. Os dados são disponibilizados para a Polícia Federal, que realiza investigação macro, levando em consideração dados não só de Nova Mutum, mas de outras localidades onde isso vem acontecendo”, explicou.