Uma equipe da Polícia Rodoviária Federal iniciou a perseguição, ontem, por volta das 22h, na BR-163, em Nova Santa Helena, percorreu cerca de 12 quilômetros até realizar a interceptação na MT-320 sentido Colíder. Um homem, de 35 anos, estava conduzindo um VW Gol branco, placas de Cuiabá, e tinha como passageiro outra pessoa.
De acordo com informações policiais, foi dada ordem de parada, porém, o condutor do veículo desobedeceu e iniciou a fuga. Ele teria realizado várias manobras perigosas, como ultrapassagens forçadas e pelo acostamento, colocando em risco a própria vida e de terceiros que utilizavam a rodovia federal.
Após ser interceptado, a PRF descobriu que para o condutor havia mandado de prisão expedido pela 7ª Vara Criminal de Cuiabá, desde o dia 23 do mês passado, em decorrência de violação ao regime semiaberto, monitorado pela tornozeleira eletrônica.
Segundo a unidade, o passageiro tentou dificultar a fiscalização ocultando documentação pessoal e fornecendo dados inverídicos. Ambos foram conduzidos à delegacia da Polícia Civil de Itaúba. Nas diligências após a prisão, os policiais constataram que o veículo foi alugado em Cuiabá mediante a utilização de documentos falsos, pelo passageiro, para facilitar a fuga.
O condutor do carro foi preso em Cuiabá durante a "operação Aquiles" de combate a fraudes veiculares, deflagrada em junho do ano passado pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Estado. Ele é acusado de chefiar o esquema criminoso, que teria mais de 50 pessoas, e atuava em furto/roubo de veículos, falsificação de documentos e realizavam adulteração dos sinais identificadores.
A quadrilha foi responsabilizada por mais de 200 roubos de veículos na grande Cuiabá.
(Atualizada às 09:35hs)