PUBLICIDADE

Nortão: polícia prende 4 por furto de madeira e apreende 6 tratores

PUBLICIDADE

A Polícia Civil e o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama) desencadearam a operação "Fogo Selvagem", uma grande área rural denominada Fazenda Mercedes II (Lote São José), entre os municípios de União do Sul e Cláudia (90 km de Sinop) e prendeu quatro pessoas envolvidas em furtos de madeira e crimes ambientais. A operação foi começou sexta-feira e terminou sábado. Três armas e sete motosserras foram apreendidas, além de seis tratores traçados, todos eles utilizados no manejo de toras após a derrubada.

A área tem aproximadamente 10 mil hectares toda de floresta e foi invadida há alguns anos por posseiros, havendo no local cerca de 80 famílias residindo. De acordo com levantamento da polícia, os posseiros estariam franqueando a entrada de tratores e caminhões para extração e transporte de madeira, estes financiados por alguns madeireiros. A polícia espera identificar qume estava comprando as toras.

Devido a grande extensão da área e aos vários pontos de extração de toras, a fiscalização foi realizada por quatro equipes entre policiais civis e fiscais do Ibama, visando atingir todos os pontos críticos. Ao chegarem no local, policiais e fiscais e encontraram alguns pontos onde houve derrubadas e vários focos de incêndio.

Para a polícia dezenas de pessoas estão agindo na área, devido às evidências encontradas na propriedade. O delegado Luiz Henrique explica que é muito difícil prender todos, pois "quando a polícia e os fiscais se aproximam eles fogem mato adentro, abandonando as motosserras e o maquinário". Participaram da operação 4 fiscais do Ibama, 4 delegados, 8 investigadores e uma escrivã.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE