sábado, 4/maio/2024
PUBLICIDADE

Nortão: PF faz operação combatendo fraudes ambientais; avião e veículos apreendidos; um preso

PUBLICIDADE
Só Notícias (atualizada 16:29h)

Policiais federais e fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) fizeram, hoje, em Itaúba (90 km de Sinop), a operação Floresta Virtual 2 por fraudes em sistemas de controle e movimentação de madeira. O delegado Samir Zugaib da PF em Sinop informou, ao Só Notícias, que a justiça ordenou 4 mandados de buscas e apreensões que “foram cumpridos em duas madeireiras e em duas residências (de empresários)”. Em uma delas, foram encontradas munições, um madeireiro foi preso, em flagrante, e encaminhado ao presídio Ferrugem em Sinop.

O delegado também confirmou que foram cumpridas ordens judiciais de apreensões de diversos bens dos investigados, dentre eles um avião e 19 veículos. Cerca de 12 foram localizados ou identificados. “Independente de serem localizados estão com documentação bloqueada, por ordem judicial, e os investigados não podem fazer nada com eles”, explicou Samir. Também houve apreensão de dinheiro.

Essa fase da operação é desdobramento da operação feita ano passado porque foi constatado que as fraudes continuam sendo feitas nos sistemas de controle e movimentação de produtos florestais (Sisflora) e o Sistema-DOF. Segundo a assessoria, a partir do monitoramento sistemático dos sistemas de controle florestal, foi identificado que os investigados causaram prejuízos ambientais estimados em mais de R$ 15 milhões, apenas no ano passado.

De acordo com a assessoria da PF, “as investigações apontam que os envolvidos permitiam o “esquentamento” de produtos florestais extraídos ilegalmente de áreas especialmente protegidas, como áreas de preservação permanente, unidades de conservação e terras indígenas. A apuração policial também indica que diversas madeireiras fantasmas ou com baixo potencial produtivo foram constituídas pelos investigados em nome de interpostas pessoas (laranjas), visando unicamente a geração e movimentação virtual fraudulenta de créditos de produtos florestais.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mineradora em Mato Grosso é investigada por comercialização de água contaminada

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de...

Preso suspeito de perseguir e tentar beijar menor a força no Nortão

O homem, de 38 anos, foi preso por policiais...

Mulher tem conta bancária invadida e quase R$ 5 mil furtados em Sinop

A mulher, de 51 anos, relatou aos investigadores de...
PUBLICIDADE