PUBLICIDADE

Nortão: delegado aponta falha estrutural e falta de efetivo na fuga de 5 presos

PUBLICIDADE

O delegado Pablo Borges Rigo, que comanda as investigações à respeito da invasão à delegacia de Nova Ubiratã, que resultou em cinco fugitivos ontem de madrugada, apontou que falha estrutural e também o reduzido efetivo podem ter colaborado. Entre os foragidos está um casal acusado de tráfico de drogas, além de mais três presos suspeitos de latrocínio, roubo, tráfico e agressão doméstica. Há suspeita que o resgate tenha sido encomendado por alguns dos detentos.

Pablo destacou que “nós temos uma falha estrutural. Em verdade o preso pode permanecer na delegacia apenas pelo tempo o suficiente para a lavratura do seu procedimento. Então, em no máximo 24 horas a prisão é comunicada ao Poder Judiciário e o preso é recambiado para o Centro de Ressocialização. Infelizmente por falta de vagas nestes Centros de Ressocialização e pela cidade de Sorriso, que é a cidade mais próxima, só estar recebendo presos de lá, aqui em Ubiratã temos esse problema. Os investigadores têm que se deslocar por longos trajetos pra recambiar presos, por exemplo, para Nova Mutum, Porto dos Gaúchos, Cuiabá. Então são cidades muito distantes e que retira o pouco efetivo que temos da PJC e a viatura que temos aqui. Esta não é a função principal da Polícia Civil, a função principal é a investigação. Esses fatos são do conhecimento de todos os órgãos de perseguição do município e de toda a diretoria da polícia.”

O delegado afirmou que na segunda-feira (28) à tarde, a Polícia Civil realizou a prisão de um suspeito de homicídio e ontem, prendeu dois por tráfico de drogas. “Já haviam outros presos na delegacia, aguardando vaga no sistema, para o Centro de Ressocialização e na madrugada, infelizmente, indivíduos armados vieram na delegacia, arrombaram e buscaram esses presos”.

Pablo afirmou que “o indivíduo preso por roubo foi um mandado de prisão que nós cumprimos aqui no município (Nova Ubiratã), expedido na cidade de Mutum. A Polícia está realizando todos os reforços possíveis para localizá-los. Indivíduos que deram o suporte para essa fuga, nós prendemos aqui mesmo no município. São pessoas que já eram investigadas por tráfico de drogas e realizamos a prisão deles ainda nesta madrugada. Agora, os presos mesmos, eles nós estamos no encalço deles. Um dos presos que havia fugido, que respondia pelo crime de Maria da Penha, este retornou e nós realizamos a recaptura.”

Até o momento, dois adolescentes foram apreendidos e outros três homens foram presos por suposto envolvimento na ação criminosa. Segundo a polícia, um dos menores teria confessado participação. Todos estavam em um bar no município e foram localizados logo após a fuga dos detentos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Ladrão arromba cofre de empresa e furta R$ 28 mil em Sorriso

O gerente de um supermercado acionou a Polícia Militar,...

Três veículos furtados são recuperados em Sinop

A equipe de Polícia Militar encontrou, esta manhã, os...
PUBLICIDADE