A Polícia Rodoviária Federal tem intensficiado o trabalho com o uso do bafômetro ou etilômetro. O aparelho permite determinar a concentração de bebida alcoólica em uma pessoa, analisando o ar exalado dos pulmões. O inspetor Ismael Lemes Vieira, da 6ª Delegacia em Sorriso, que compreende os postos em Sinop e Nova Santa Helena ( cuja abrangência geral é Nova Mutum até Guarantã do Norte) disse ao Só Notícias, que as blitze são feitas diariamente nos postos fixos ou em rondas em pontos ambulantes. Cada viatura, nos três postos, está equipada com um bafômetro. Os patrulheiros diariamente abordam condutores e fazem o teste, aleatoriamente. “Nosso objetivo é mostrar que existe o etilômetro, estão usando e se a pessoa estiver com alguma alteração pode sofrer penalidades. Então além de ser uma ação preventiva, se for encontrado algum problema, como já aconteceu com vários motoristas desde que começamos, será autuada”, pontuou.
Conforme o inspetor, cerca de 30 motoristas no Nortão fazem o teste diariamente. Durante período de feriados o número aumenta. São três níveis analisados, até 0,12 graus de álcool, o motorista é advertido. Até 0,31 é autuado (multado) e a carteira de habilitação retida por 24 horas, bem como os documentos do veículo, e acima de 0,32 é preso em flagrante.
A multa é de R$ 957,75 mais pontos na carteira pela autuação. Já na prisão em flagrante, o condutor perde a CNH e responde a processo.