Mato Grosso foi o terceiro estado do país que mais registrou apreensões de cocaína pela Polícia Federal, no ano passado. Foram 4,7 toneladas da droga. De acordo com um levantamento da entidade, o Estado ficou atrás apenas de São Paulo, com 11,2 toneladas, e Mato Grosso do Sul, com 5,5 toneladas. Em todo o país, foram 35,7 toneladas. Os dados foram contabilizados até o dia 10 de dezembro.
A PF afirmou, na publicação, que a quantidade é considerada recorde histórico, assim como ocorreu com as apreensões de maconha e de bens de grandes organizações criminosas, especializadas em tráfico de drogas. Ao todo, foram mais de 256 toneladas de drogas, sendo 220,7 toneladas de maconha. Além disso, foram apreendidos R$ 80,1 milhões em bens.
Conforme Só Notícias informou, uma das últimas apreensões de cocaína em Mato Grosso ocorreu no dia 23 de dezembro, em Sorriso. Foram apreendidos 50 quilos da droga. Policiais haviam recebido denúncia de que uma pessoa estaria na cidade com diversas armas, de diversos calibres, as quais supostamente seriam utilizadas em assaltos a bancos e agências dos Correios. Ao ser investigado o caso, foi localizado um veículo com as mesmas características repassadas pelo denunciante, mas ao invés das armas foram encontradas as drogas.
Esta e outras apreensões, porém, não chegaram a ser contabilizadas neste levantamento, já que ocorreram no final do mês.