A Polícia Judiciária Civil em conjunto com a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) desencadearam hoje de manhã a operação “Cheque-Mate” de fiscalização a sonegação de impostos e combate ao mercado irregular de autopeças usadas e novas. A operação é comandada pela Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos Automotores (DERRFVA) junto com a Delegacia Especializada em crimes Fazendários e contra a Administração Pública, e apoio dos Centros Integrados de Segurança e Cidadania (Cisc) de Cuiabá.
Quarenta e oito policiais civis (11 delegados, 26 investigadores e 11 escrivães) e 11 fiscais de tributos da Sefaz, além de peritos criminais, cumprem 11 mandados de busca e apreensão em lojas de autopeças de Cuiabá. Três pessoas já foram presas, duas por crimes de adulteração e receptação e a outra por posse ilegal de arma de fogo. Também já foram apreendidas várias peças com suspeitas de serem roubadas ou furtadas e vários câmbios e motores adulterados.
Em uma das lojas, a “Carol Peças”, na Avenida Carmindo de Campo, a polícia apreendeu mais de 20 câmbios adulterados. Na revendedora, “Pantanal Peças”, foram localizados um câmbio com numeração raspada e vários sem identificação. Na loja “Ipiranga Peças”, uma arma calibre 22 e 32 munições do mesmo calibre foram apreendidas.
O delegado titular da DERRFVA, Roberto Amorim, disse que o objetivo da operação é diminuir o índice de criminalidade no mercado de autopeças, que acontece com comercialização irregular de peças e a sonegação fiscal.
Os mandados foram expedidos pela juíza Maria Rosi, da 8ª Vara Criminal de Cuiabá.
O balanço geral da operação será divulgado hoje, às 16h, na Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos.