PUBLICIDADE

MT: 46% dos homicídios de mulheres são causados por armas de fogo

PUBLICIDADE

Estudo divulgado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) aponta que Mato Grosso tem uma das menores taxas de homicídios de mulheres por arma de fogo. Em 2009, 93 mulheres foram assassinadas, sendo que 43 delas, ou seja, 46,2%, foram causados por arma de fogo. O estado com o maior número percentual de mulheres mortas por este tipo de instrumento é Alagoas com 73,2%.

Os estados que possuem as maiores taxas de homicídios de mulheres a cada 100 mil habitantes são Rondônia (10,6), Acre (6,3) e Amazonas (5,6), segundo dados registrados em 2008. As unidades da federação que geralmente apresentam as menores taxas são o Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

De acordo com o levantamento, a principal diferença que distingue os homicídios de homens e de mulheres é o fato de que o risco de uma mulher ser assassinada em sua própria casa por um companheiro é muito maior. “Outro fato importante é que dentre as mulheres que são vítimas de armas de fogo, o percentual de solteiras é um pouco maior em relação ao total de homicídios, chegando a 65%, sendo apenas cerca de 16% casadas”.

“A presença de armas de fogo em casa representa um risco de morte por homicídio maior para as mulheres do que para os homens. Essa conclusão é apresentada em alguns estudos específicos e justifica-se, em grande parte, em razão das características específicas dos homicídios de mulheres, que se dão preferencialmente no espaço doméstico e são perpetrados, em sua maioria por parceiros, ex-parceiros ou familiares. Esse risco de homicídios de mulheres no ambiente doméstico cresce mais ainda quando existe a presença de armas de fogo em casa”, destaca o estudo.

Conforme Só Notícias já informou, entre 2007 e 2009, houve redução de homicídios causados por armas de fogo em Mato Grosso. Em 2007, 61% foram praticados com este tipo de instrumento, enquanto que em 2009 este percentual caiu para 57,1%. Em 2008, este índice ficou em 56,4%.

De acordo com o estudo, em relação a média de homicídios a cada 100 mil habitantes, Mato Grosso também vêm apresentando significativa queda. Em 2000, foram registrados uma média de 27,8 mortes para cada 100 mil habitantes. Em 2009, este número ficou em 18,7 mortes este número de pessoas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE