A Polícia Federal foi comunicada sobre o interesse da TV Centro América em realizar uma matéria simulando o transporte de droga na fronteira de Mato Grosso com a Bolívia. A informação foi repassada pelo Ministério Público Federal após a entidade federal ter sido consultada pela emissora
“O MPF informou à TV Centro América, em duas ocasiões, que não tem atribuição de autorizar ou avalizar a realização da matéria jornalística. E, na obrigação da transparência com as instituições que fazem a segurança na fronteira, o MPF comunicou a Polícia Federal”, aponta nota de esclarecimento.
Ainda segundo a nota, encaminhada à imprensa pela assessoria do MPF, o órgão federal já havia comunicado à emissora, no mesmo dia, que a força policial tinha conhecimento da pauta. “O Ministério Público Federal reconhece a importância da investigação jornalística para levar ao conhecimento público os problemas de nossa sociedade e em sua relação com a imprensa atua dentro dos limites da legalidade e com base na transparência dessa relação”.
Conforme Só Notícias já informou, o jornalista Alex Barbosa e mais três funcionários da TV foram detidos, ontem à noite, na região de Cáceres. No porta-malas de uma VW Parati branca, onde estava parte da equipe, os policiais do Gefron encontraram 169 invólucros, pesando cerca de 234 quilos. De acordo com informações de um laudo da PF, o resultado deu negativo para cocaína. Apesar disso, a assessoria de imprensa da PF informou que o material apreendido foi encaminhado para o Setor Técnico-Científico da Polícia Federal em Cuiabá para perícia detalhada.
Um VW Gol branco, com a logomarca da emissora de TV, também foi apreendido. Todos foram encaminhados à delegacia da Polícia Federal de Cáceres, prestaram depoimentos e foram liberados posteriormente. Os veículos continuam apreendidos.