PUBLICIDADE

MP padroniza controle externo da atividade policial em MT

PUBLICIDADE

Para garantir a uniformização e a efetivação do controle externo da atividade policial, o Ministério Público do Estado de Mato Grosso instituiu um modelo de atuação padronizada. A proposta foi desenvolvida pelos promotores de Justiça que integram a Central de Acompanhamento de Inquéritos e Controle Externo da Atividade Policial.

A partir de agora, as visitas realizadas nas unidades policiais Civis ou Militares, cadeias públicas e órgãos de perícia técnica da Capital vão seguir um roteiro de instruções padronizado. A portaria que dispõe sobre o assunto traz, inclusive, as informações que deverão ser requisitadas à autoridade policial.

Com o novo modelo, os promotores de Justiça terão um controle maior sobre uma série informações, entre elas, os registros de ocorrências policiais; guias de encaminhamento de documentos ou objetos à perícia; autorizações judiciais para quebra de sigilo fiscal, bancário e de comunicações; e registro de armas, valores, substâncias entorpecentes, veículos e outros objetos apreendidos.

“Importante deixar claro que não queremos interferir na atividade investigativa do delegado ou em questões disciplinares. O objetivo do nosso trabalho é apenas garantir a qualidade, a celeridade e a eficiência da atividade fim policial”, ressaltou o coordenador da Central de Acompanhamento de Inquéritos e Controle Externo da Atividade Policial, promotor de Justiça Reinaldo Rodrigues Oliveira Filho.

Segundo ele, o modelo de atuação proposto busca garantir a fiscalização das atividades da polícia no que tange à sua missão de apurar as infrações penais. Pretende-se garantir que o inquérito policial contenha os elementos necessários para dar suporte à ação penal e ao próprio processo penal.

“Em suma, o controle externo da atividade policial cinge-se única e tão somente aos atos de polícia que se relacionam diretamente com a função do Ministério Público (autoria e materialidade)”, esclareceu.

O novo modelo contempla ainda a padronização dos ofícios e requisições expedidas pela Central de Inquéritos no exercício do controle externo da atividade policial. Foi elaborado também um calendário de visitas ordinárias às unidades policiais especializadas até o final de 2010. Nos dias 26 e 27 deste mês, por exemplo, serão realizadas visitas à Politec e Polinter.

Também participaram da elaboração do documento, as promotoras de Justiça, Márcia Borges S. Campos Furlan e Fânia Helena O Amori

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Operação lei seca em Sinop termina com 12 presos por dirigirem embriagados

As equipes da Polícia Militar detiveram 12 pessoas em...

Preso no Mato Grosso acusado de vender armas ilegalmente; arsenal é apreendido

Policiais militares prenderam um homem, de 54 anos, suspeito...

Preso em Lucas motociclista flagrado transportando entorpecentes

Policiais militares detiveram o condutor de uma Honda Titan,...
PUBLICIDADE