O denunciante, de 64 anos, foi à delegacia de Polícia Civil, alegando ter sido vítima de furto após pedir ajuda do suspeito para resolver um problema em seu aplicativo bancário. O homem relatou ser analfabeto e não ter conhecimentos, sofrendo prejuízo de R$ 13,5 mil.
De acordo com o boletim de ocorrência, o aposentado recebeu ligações sobre a cobrança de uma dívida antiga, de pouco mais de R$ 1,1 mil, referente a um cartão de crédito. Ele foi ao banco, os funcionários informaram que seu problema deveria ser resolvido pelo aplicativo e instalaram em seu celular.
Por ser analfabeto, procurou a ajuda de um vizinho para que pudesse resolver a questão. O suspeito teve acesso ao aplicativo e em seguida disse não ter conseguido resolver. No início desta semana, o idoso foi receber sua aposentadoria e não havia dinheiro disponível.
Ele então conversou sobre o problema com uma amiga, que o instruiu a ir ao banco tirar o extrato da conta. Neste momento, descobriu que um empréstimo foi feito em seu nome no valor de R$ 5,5 mil, seis saques de R$ 1 mil e uma transferência na modalidade PIX de R$ 2 mil para uma conta suspeita.