Policiais Militares desarticularam durante o final de semana uma quadrilha, composta por 11 pessoas, responsável por realizar roubos a residências e veículos em Várzea Grande. Do total de detidos, quatro possuem entre 14 e 17 anos. Três motocicletas (uma TWister 250 e duas CG-150) foram recuperadas. Uma pistola 635 foi apreendida. Conforme o comandante regional II, coronel Ricardo Almeida Gil, os adolescentes são suspeitos ainda de cometerem crimes na área rural da cidade, como no Capão Grande e Pai André. A operação contou com mais de 20 policiais e teve duração de 8 horas.
O comandante do 4º batalhão, major Helder Sempio, explicou que um garoto de 14 anos era o responsável por articular os roubos. A arma foi apreendida na casa dele, escondida embaixo de uma cama. As prisões foram realizadas no bairro Jardim Esmeralda. Uma das vítimas do bando, reconheceu o garoto em questão, e declarou que ele era um dos mais violentos na ação criminosa.
Na ação policial foram presos Eleomar Luiz, 18, Weltinton Jesus dos Santos, 18, Sandro Oliveira de Souza, 26, Edinilson Silva Luiz, 24, Antonio Carlos Alves, 23, Wiliam da Silva, 19, e Firmo José Júnior, 18. Todos foram encaminhados para o Centro Integrado de Segurança e Cidadania do Parque do Lago.
A operação foi realizada com base em informações coletadas pelo Serviço de Inteligência Regional e contou com apoio da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer). As motos eram roubadas em bairros distantes da área central para dificultar a ação da PM e levadas para terrenos baldios na área do Jardim Esmeralda. De lá, era revendidas – por valores entre R$ 700 e R$ 1 mil. Empresas do ramo de peças usadas estão na mira das investigações, pois também estariam fazendo uso de material proveniente de roubos.
O major Helder cita ainda que o grupo era extremamente articulado. Parte do bando tinha a ‘tarefa’ de roubar. Outros componentes escondiam os produtos e a terceira ramificação tinha a ‘responsabilidade’ de negociar os produtos. “Constatamos ainda que eles também negociavam a devolução do bem com os proprietários, extorquiam quem já havia sido vítima da ação”.
Há duas semanas, o 4º BPM prendeu cinco pessoas: David Machado Borges, Eníres de Jesus Júnior, e Alexsandro Lemes da Silva, 19, e dois adolescentes de 15 e 16 anos, pelo crime de roubo e extorsão. Uma motocicleta Titan foi recuperada. Os policiais apreenderam ainda uma arma de fogo (revólver calibre 38), além de 62 cabecinhas de pasta base, e farta quantidade de material usado para o ‘batismo’ de entorpecente. Mais uma vez, um garoto de 15 anos, era tido como mentor da ação. A PM acredita que os dois bandos possuam ligações.