sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Mato Grosso tem menor taxa de homicídios da década, diz secretaria

PUBLICIDADE
Só Notícias

Mato Grosso fechou 2019 com a menor taxa de homicídios dos últimos 10 anos. De 1º de janeiro a 31 de dezembro  foram 842 assassinatos no Estado, número 8,1% menor que em 2018 quando as polícias Militar e Judiciária Civil registraram 961. A taxa caiu para 24,19 mortes a cada 100 mil habitantes aponta a coordenadoria de Estatísticas e Análise Criminal da secretaria estadual de Segurança Pública. 90% dos assassinados são homens e 10% são mulheres. 39 foram classificados como feminicídio, ou seja, a motivação do crime foi apenas pelo fato de a vítima ser uma mulher.

“A redução dos homicídios se deve a uma série de fatores. O enfraquecimento das facções criminosas com a operação na Penitenciária Central de Cuiabá, o fortalecimento das atividades no sistema penitenciário, políticas públicas voltadas à preservação da vida, investimentos em prevenção, inteligência, fortalecimento dos setores de investigação e perícias, análise criminal de maneira geral como forma de conhecer a dinâmica dos crimes para um policiamento orientado em todas as modalidades que possam prevenir o crime”, avaliou o secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante.

Para reduzir o número de mortes, foi fundamental entender a motivação dos crimes, pesquisando as causas do assassinato. Foram avaliados fatores que provocam os homicídios, como drogas, desajustes sociais, álcool, crime organizado, passional e conflitos agrários, informa a secretaria de Comunicação.

Dentre as 15 Regiões Integradas de Segurança Pública (Risps), Cuiabá teve a segunda menor taxa de homicídios: 15,66 mortes a cada 100 mil habitantes. Foram 104 assassinatos na região dos sete municípios da capital, 16,8% a menos do que em 2018. Barra do Garças tem a menor taxa com 14,87 homicídios a cada 100 mil habitantes.

Nove Regiões Integradas de Segurança Pública apresentaram redução nas taxas de homicídios dolosos: Pontes e Lacerda, Primavera do Leste e Alta Floresta. As menores taxas por 100 mil habitantes estão nas Risps de Barra do Garças, Cuiabá e Alta Floresta (18,17/100 mil habitantes).

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Motociclista embriagado se nega a fazer bafômetro mas é preso no Nortão

A Polícia Militar prendeu o homem, de 34 anos,...

Funcionária de escola em Alta Floresta tem motocicleta furtada

A vítima, de 25 anos, declarou à Polícia Militar,...

Delegados confirmam 54 presos na operação Recovery em Sorriso, Sinop e mais 11 cidades

Delegados de Polícia Civil de Sorriso e o secretário adjunto...
PUBLICIDADE