quarta-feira, 24/abril/2024
PUBLICIDADE

Mato Grosso ganhará aeronaves para reforçar combate ao crime

PUBLICIDADE

O secretario estadual de Justiça e Segurança Pública, Carlos Brito, revelou na tarde desta quarta-feira, que o Governo do Estado receberá, até o final deste semestre, dois moto-planadores da Secretaria nacional de Segurança Pública, reforçando o seu instrumental de combate ao crime em Mato Grosso.

Segundo o secretário, as aeronaves devem chegar a Mato Grosso até o final deste semestre e auxiliarão nas ações da Polícia Militar ou qualquer instituição governamental, seja na fiscalização ambiental, já que é acoplada de um radar especial que pode monitorar e fotografar queimadas, ou mesmo em outras ações de fiscalização. “Será mais um grande reforço para a polícia de Mato Grosso, que vê aumentada e melhorada suas condições de trabalho”, ressaltou Brito.

Na última segunda-feira, a Sejusp recebeu em doação, um avião monomotor Cessna 210, modelo Centurion. A aeronave, fruto de apreensão da Polícia Federal foi doada ao Estado pelo Governo Federal, através da Secretaria Nacional Anti-drogas (Senad). Por ter asas altas, o Cessna Centurion é indicado também para contribuir em operações focadas na fiscalização na área de fronteira, visando ao combate ao tráfico de drogas e ao roubo de cargas e veículos. O avião também poderá ser usado para deslocar efetivo especializado para operações no interior do Estado.

O Cessna Centurion se junta ao Águia Dois e servirá a todo o sistema de Segurança Pública de Mato Grosso, através da Ciopaer. A coordenadoria integra ações aéreas e congrega policiais civis, militares e bombeiros militares. Já o moto-planador será utilizado mais nas operações de fiscalização da Sema.

Até o ano passado, o helicóptero Águia Dois, até então a única aeronave da Ciopaer era operado exclusivamente pela Polícia Militar. Em agosto de 2006 foi criada a Coordenadoria Integrada de Ações Aéreas com o intuito de facilitar as operações aéreas. Hoje, Polícia Civil, Bombeiros e Polícia Militar têm mais facilidade de acionar a aeronave que é operacionalizada a partir do CIOSP (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública).

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE