PUBLICIDADE

Mato Grosso começa registro online de ocorrências policiais

PUBLICIDADE

A Polícia Judiciária Civil iniciou a capacitação de 207 policiais civis da capital para operar com o novo sistema de registro de ocorrências policiais online. O sistema permitirá que todos os registros de ocorrência fiquem armazenados na Web, em uma rede interna da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). O treinamento iniciou ontem, terá a duração de duas semanas e está dividido em 10 turmas.

O sistema foi desenvolvido pela Sejusp em conjunto com profissionais dos órgãos da Segurança que operam com o registro de ocorrência. A diretora geral adjunta da Polícia Civil, Thaís Camarinho, informou que durante a fase de desenvolvimento da ferramenta, foi atualizada a tabela básica das tipificações criminais do Código Penal Brasileiro e das leis especiais, além de inserir novos delitos no sistema de registro. Esse trabalho iniciou em junho de 2008 e finalizou em dezembro passado.

Conforme Camarinho, o SROP Online apresenta uma novidade que é a opção de consulta de texto dos artigo de cada crime. A comissão formada para atualizar a tabela de delitos transcreveu todos os artigos do Código Penal Brasileiro e das leis especiais para o sistema. "Isso vai permitir com que o operador tire dúvidas na hora de registrar uma ocorrência. É uma ferramenta que está mais ágil e mais versátil. Oferece maior rapidez no preenchimento dos campos", destacou.

O secretário de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado Filho, reforça que a modernização dos trabalhos de polícias é um importante passo para que os serviços se tornem cada vez mais qualificados e a sociedade possa se valer de tal benefício. "Tornar mais dinâmico e produtivo o trabalho de cada parte do Estado envolvido, pois o poder público deve buscar celeridade em suas ações modernizando e garantindo agilidade. Mato Grosso é pioneiro nesse sentido, pois dá um passo fundamental para que as instituições possam desenvolver seus trabalhos com maior sintonia", afirmou.

Em julho, sistema passa a ser utilizado pelos CISCs e delegacias especializadas de Cuiabá e Várzea Grande, integrando os registros de ocorrências das polícias Civil, Militar e do Corpo de Bombeiros com acesso em tempo real aos registros e interligado ao Sistema de Procedimentos Policiais.

O sistema oferece uma vantagem que é a possibilidade de encaminhar o boletim de ocorrência via internet para outras unidades policiais, e pode ser registrado em qualquer Delegacia Especializada ou Centro integrado de Segurança e Cidadania (CISC).

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Polícia prende suspeito por estupro em Mato Grosso

Policiais militares de Torixoréu (563 km de Cuiabá) prenderam...

Delegado aponta que ex-jogador da seleção de vôlei foi morto em Cuiabá com 3 tiros

O delegado Rogério Gomes, da Delegacia de Homicídios e Proteção...

Preso suspeito de ameaçar a esposa de morte em Mato Grosso

Policiais militares da Força Tática prenderam um homem de, 32...
PUBLICIDADE