Um homem investigado pela autoria de pelo menos oito estupros contra crianças a caminho de escolas, foi preso em ação da Delegacia Especializada de Defesa da Criança e Adolescente (Deddica), enquanto ele realizava visita a familiares no Pronto Socorro de Cuiabá, na segunda-feira. O acusado era procurado desde 2014, quando começou a fazer vítimas na capital.
O suspeito foi interrogado e confessou a autoria de sete estupros – dos oito a ele atribuídos – e apontou com riqueza de detalhes suas ações criminosas. “As vítimas eram levadas para região da ponte de ferro, onde eram violentadas sexualmente e depois deixadas próximo às suas casas”, conforme consta em relatório policial.
Na representação pela prisão do suspeito, o delegado titular da Deddica, Daniel Lemos Valente, justificou se tratar de um maníaco “que age de maneira cirúrgica, em uma mesma região – Grande Morada da Serra: bairros Doutor Fábio, Novo Paraíso, região do barreiro branco, próximo ao lixão -, que elegia como vítimas crianças dos 7 aos 12 anos de idade em situação de vulnerabilidade e desacompanhadas dos responsáveis”.
De acordo com a assessoria da Polícia Civil, em alguns casos o suspeito oferecia para as crianças pequenas quantias em dinheiro ou presentes para que subissem em sua motocicleta, enquanto em outras usava de grave ameaça e até agressão física para que as vítimas seguissem com ele.
Em razão da idade precoce das vítimas, e a dificuldade delas de apontar detalhes que auxiliassem os trabalhos de investigação, a identificação do suspeito foi dificultada. Um retrato falado do estuprador chegou a ser divulgado pela Polícia Civil o que auxiliou os trabalhos para futura identificação.
Neste ano, o acusado teria voltado a praticar os crimes, e a vítima relatou que ele usava a camisa de uma empresa de turismo que fechou suas portas no ano passado. A equipe de investigadores da Deddica localizou a antiga proprietária que forneceu a lista dos funcionários do estabelecimento, possibilitando a qualificação do estuprador.
Foram localizadas e apreendidas em posse do suspeito a camiseta da empresa de turismo, bem como a Titan Preta utilizada por ele para abordar as vítimas.
O homem foi encaminhado para audiência de custódia, onde a prisão temporária foi convertida em preventiva. Ele possuía outros dois mandados de prisão em aberto por estupro, sendo um deles contra uma vítima criança na cidade de Campo Grande (MS).