domingo, 28/abril/2024
PUBLICIDADE

Mais de 80% de assassinatos foram esclarecidos ano passado em Sinop

PUBLICIDADE

Balanço da Polícia Civil aponta que 32 assassinatos foram registrados ano passado em Sinop. Destes, 87% dos homicídios dolosos (quando há intenção de matar) acabaram solucionados com os autores identificados e presos. Para o delegado Rodrigo Bastos, da Divisão de Homicídios, a taxa de resolutividade deve ser comemorada pois, em muitas vezes, equipara-se à realidade das grandes cidades. Na grande Cuiabá (Cuiabá e Várzea Grande), por exemplo, 2009 encerrou com 91% de esclarecimentos.

Do total de vítimas assassinadas em Sinop grande maioria era de pessoas do sexo masculino com idades variadas. Dentre as principais motivações aparecem o tráfico de drogas, vingança, rixa. O envolvimento com o tráfico de drogas é a principal causa das mortes entre jovens.

Quanto aos meios mais utilizados para a prática dos homicídios os campeões foram a arma de fogo e arma branca. Em relação ao horário, muitas situações verificaram-se no período compreendido entre 18 horas às 24h e da 0h às 6h.

Bastos explica que na maioria das vezes o assassinato começa ser desvendado por meio da coleta de informações na cena do crime. É nela onde as primeiras peças do quebra-cabeça começam a ser juntadas. Mas conforme salienta a autoridade policial, a participação da sociedade por meio de denúncias anônimas também auxilia na investigação.

Para 2010 a Polícia Civil espera superar os resultados de 2009 pois espera um incremento no efetivo policial – mediante concurso público.

Em Sinop, desde o segundo semestre do ano passado, a Polícia Civil conta com uma divisão própria para tratar apenas de crimes contra a vida. À ela estão ligados também dois investigadores e uma escrivã. De acordo com o delegado, a metodologia mostra resultados positivos porque as ocorrências são filtradas e os assassinatos investigados por uma equipe específica. 

Desde a criação Centro Integrado de Segurança e Cidadania (CISC), foram instituídas na Polícia Civil outras divisões e que funcionam nos mesmos moldes da de Homicídios e Entorpecentes. Na estrutura da corporação criaram-se as seções de Roubos, Furtos e Crimes contra o Patrimônio, Crimes contra a Mulher, Outros Crimes. Em cada uma há delegado, investigadores e escrivães.

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE