A Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Várzea Grande vem priorizando o pronto atendimento das ocorrências de crimes contra o patrimônio. O principal objetivo é diminuir o máximo possível o tempo entre a ação criminosa e a prisão do autor, garantindo assim rápido avanço na investigação e com resultado satisfatório no processo criminal.
Focados na resolução de crimes, principalmente nos roubos seguidos de morte, nos onze primeiros meses de 2015 mais de 500 pessoas foram indiciadas em crimes pela Delegacia de Várzea Grande. A unidade instaurou 345 inquéritos policiais, concluiu cerca de 300 inquéritos policiais com autorias conhecidas e representou na Justiça por aproximadamente 300 mandados judiciais, além de dobrar as ordens de serviço cumpridas pelas equipes de policiais civis, comparado ao ano de 2014.
A metodologia de trabalho privilegia o primeiro atendimento, em que a vítima após registrar o boletim de ocorrência é imediatamente ouvida em depoimento e encaminhada para fazer o reconhecimento fotográfico com base no arquivo digital da unidade policial especializada. É nessa consecutiva ação de colhimento de informações, que a Derf-VG vem conseguindo com mais celeridade identificar os autores dos crimes apurados.
Com um quadro de servidores formado por três delegados, quatro escrivães e 35 investigadores de polícia, a Delegacia efetuou, de janeiro até o início do mês de dezembro, mais de 80 prisões, elucidou oito latrocínios dos 13 ocorridos no município, apreendeu 112 quilos de drogas, 16 veículos, 16 armas de fogo, além da interceptação de um artefato de explosivo, tipo dinamite, que seria usado para explodir um açougue e matar o dono e funcionários.
Para o delegado Daniel Lemos Valente, que está no comando da unidade desde junho de 2015, com a chegada dos novos policiais a produtividade no número de inquéritos policiais e nas ordens de serviços cumpridas aumentou visivelmente. “Nossa equipe de policiais trabalha com empenho e dedicação. Todos têm boa vontade e estão à disposição do serviço sempre que necessário. Essa união e responsabilidade fazem com que o resultado do serviço prestado seja positivo”.
Uma importante ferramenta para as investigações, o núcleo de inteligência da Delegacia foi reestruturado e agora atua de forma contínua na elucidação dos crimes, identificação e desarticulação de quadrilhas especializadas em delitos de roubos e furtos.
Furtos a residência, roubos a comércio, casa e vítimas em via pública estão no topo da lista dos delitos registrados na Delegacia. De acordo com a análise do núcleo de inteligência, muitos dos criminosos moradores de Várzea Grande estão migrando para o interior do Estado, onde praticam assaltos e como não são conhecidos na região, conseguem dificultar o trabalho de identificação da polícia.
Para o próximo ano, uma das metas da delegacia é estreitar parcerias com líderes de bairros e presidentes dos Conselhos Comunitários de Segurança (Conseg) de Várzea Grande, com objetivo de buscar apoio no combate a criminalidade por meio de denúncia e trocas de informações que possam colaborar com as investigações policiais, visando também garantir a ordem pública.
Conforme o delegado de polícia lotado há mais de um ano na Derf-VG, Rodrigo Azem Buchdid, o trabalho desenvolvido pela equipe tem possibilitado avanços importantes na resolução de crimes de grande repercussão. As operações realizadas pelos policiais civis são resultados do esforço coletivo.
“Hoje a delegacia vive uma realidade de comprometimento e responsabilidade dos servidores, que são dedicados no trabalho de investigação e no atendimento humanitário a vítima. A ideia é buscar eficácia e rapidez na resposta ao cidadão de bem”, disse Rodrigo Azem.
Também compõe a equipe da Derf-VG o delegado Marcelo Miranda Muniz.


