O serviço de jornada voluntária de policiais militares nos pólos de Mato Grosso, como Sinop, Juína, Tangará da Serra, Cáceres, Rondonópolis, Barra do Garças, além de Cuiabá e Várzea Grande proporcionou que mais 350 homens reforçcassem o patrulhamento no trânsito. O trabalho começou a ser desempenhado na data de 20 de janeiro. O anúncio foi realizado na manhã desta sexta-feira (23) pelo secretário de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado, acompanhado do comandante geral da Polícia Militar, coronel Antônio Benedito Campos Filho.
O serviço voluntário da atividade específica operacional é destinado ao servidor militar que, em período de folga, for empregado na atividade de policiamento ostensivo. A gratificação para o policial referente à jornada do serviço voluntário, a título de compensação pela prestação é de R$ 10 por hora de atuação.
O comandante geral da Polícia Militar, coronel Antônio Benedito Campos Filho, informou que a realização da jornada extra poderá ser exercida pelo período mínimo de quatro horas e limite máximo de 50 horas mensais desde que compatível com a escala de serviço e de descanso obrigatório dos servidores militares. O policial que cumprir a escala de 12 horas de serviço tem o direito a 36 horas de folga e poderá utilizar até seis horas de folga para atuação no serviço voluntariado, complementando a renda familiar. “Essa é uma medida que está sendo implantada por todas às polícias do país”, ratificou.
Ele fez questão ainda de salientar que o Governo atua no sentido de valorizar o policial evitando que ele seja exposto a situações perigosas ao exercer funções fora da atividade militar (os chamados bicos).