PUBLICIDADE

Mais 1,4 mil inquéritos de homicídios estão sem conclusão há 3 anos

PUBLICIDADE

Levantamento realizado em 20 Estados aponta que existe hoje pelo menos, 63.106 inquéritos relativos a homicídios instaurados até 31 de dezembro de 2007 e que até hoje não foram concluídos. Mato Grosso aparece na 12ª posição com 1.472 crimes ainda sem os procedimentos policiais definidos.

Em primeiro aparece o Paraná com 9.281, seguido do Espírito Santo com 8.893. Rio de Janeiro vem logo atrás com 8.524. Bahia, 6.903; Minas Gerais, 5.419; Rio Grande do Sul, 3.765; Alagoas, 3.628; Santa Catarina, 2.746; São Paulo, 2.017; Rondônia, 1.991; Ceará, 1.789; Mato Grosso do Sul, 1.401; Goiás, 1.187; Rio Grande do Norte, 1.185; Tocantins, 1.137; Maranhão, 810; Roraima, 478; Acre, 275 e Pará, 205. Os estados do Amapá, Amazonas, Distrito Federal, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Sergipe ainda estão em processo de coleta de dados.

O trabalho do levantamento foi coordenado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) com o apoio dos Ministérios Públicos de cada estado. O órgão alerta que os números da pesquisa são parciais e podem mudar. A previsão é de que estes inquéritos sejam concluídos até julho do próximo ano, segundo meta da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp).

De acordo com informação da assessoria de imprensa do órgão, de posse do número de inquéritos anteriores a 2007 e ainda em andamento, o próximo passo é a mobilização dos agentes locais – entre promotores, policias e demais agentes do Sistema de Justiça e Segurança Pública – para o cumprimento da meta de conclusão dos procedimentos. Alguns estados já têm ações em curso. É o caso de Rondônia, onde a articulação entre o MP e a Polícia Civil resultou em mutirão no início do mês, e de Alagoas, onde os inquéritos antigos estão sendo analisados com o apoio de policiais civis da Força Nacional de Segurança Pública, recrutados e designados pelo Ministério da Justiça especialmente para atender à meta da Enasp.

O Enasp é o resultado de uma parceria entre os Conselhos Nacionais do Ministério Público (CNMP) e de Justiça (CNJ) e o Ministério da Justiça, a Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp) pretende promover a articulação e o diálogo dos órgãos envolvidos com a segurança pública, reunir e coordenar as ações, além de traçar políticas nacionais de combate à violência.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Polícia prende em Lucas irmãos que furtaram cofre de supermercado em Sorriso

Policiais da Delegacia de Sorriso prenderam em flagrante, nesta...

Policiais apreende mais de 240 tabletes de pasta base e cocaína em Mato Grosso

Ação integrada da Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal...

Polícia prende latrocida de Goias em Mato Grosso

A Gerência Estadual de Polinter e Capturas da Polícia...
PUBLICIDADE