PUBLICIDADE

Maior parte dos 300 kg de drogas queimados hoje foi apreendida este ano

PUBLICIDADE

No encerramento da Semana Estadual de Prevenção às Drogas, a Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE), da Polícia Civil, destruiu, no final da manhã, cerca 300 quilos de drogas, na fornalha de uma empresa, na Rodovia dos Imigrantes, no Distrito Industrial, em Cuiabá. Foram queimados 230 quilos de pasta-base de cocaína e 70 quilos de maconha, todos apreendidos em operações policiais realizadas em 2011, na grande Cuiabá. A delegada titular da DRE, Cleibe Aparecida de Paula, disse que a maior parte da droga foi apreendida no começo deste mês. Em investigações, a Delegacia conseguiu interceptar um carregamento de 170 quilos de pasta-base, camuflado no assoalho de uma carreta carregada com 27 toneladas de sucata, que seriam entregues no Estado de São Paulo. "Não é nem toda droga apreendida que foi incinerada hoje. Muitas não conseguimos o alvará, porque ainda estamos aguardando laudo definitivo. Tem todo um processo para se conseguir incinerar uma droga", explicou à delegada.

A apreensão de resultou em mais de 400 procedimentos policiais, entre flagrantes, inquéritos e termos circunstanciados de ocorrência (TCO). Mais de 330 pessoas presas estão relacionadas às apreensões.

Conforme a delegada, a Justiça autoriza duas queimas de drogas ao ano, uma em junho e outra em dezembro. Mas a autorização segue um processo formal, havendo necessidade de coletar amostras para o processo criminal e pesar novamente a droga pela Pericia Oficial e Identificação Técnica (Politec). "Deixamos as contraprovas na quantidade suficiente para que se no futuro a defesa questionar você tem como comprovar. Depois que está tudo pronto é um mês de trabalho para conseguir autorização", disse.

Participaram também da incineração o delegado Gustavo Francisco Garcia, o promotor Natanael Moltocaro Fiúza, da 9ª Vara Criminal, a diretora de Atividades Especiais, Lusia Fátima Machado, o secretário Adjunto Segurança, Alexandre Bustamante, representando o secretário de Segurança, Diógenes Curado Filho, representantes da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar e Laboratório Forense

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE