A maior defasagem no número de policiais militares está na região de Sinop. O município conta com um policial militar para cada grupo de 828 habitantes, enquanto que Barra do Garças por exemplo, conta com um policial militar para cada grupo de 293 habitantes.
Sinop, com uma população de 99,4 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), conta com um efetivo de 120 policias militares. Na área de policiamento civil, tem duas delegacias e três delegados, sendo que uma delegacia é responsável pelos atendimentos da região e outra pelo atendimento de todas as ocorrências do município.
O número de policiais em Sinop não atinge um terço do ideal preconizado pela Organização das Nações Unidas (ONU), que é de um policial militar para cada grupo de 250 pessoas, informa o Diário de Cuiabá. A média de Sinop é superior a pior média nacional registrada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) em 2004, quando apontou que o Maranhão tinha um policial para cada grupo de 811 pessoas. No ranking, Cuiabá aparece na segunda colocação.